top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcelo Trigueiros

GRANDES EMPRESAS QUEREM AUTORIZAÇÃO PARA IMPORTAR VACINAS E AGILIZAR IMUNIZAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS




Grandes empresas brasileiras procuraram o Governo para pedir autorização para importação de 33 milhões de doses da vacina contra covid-19. As empresas pretendem agilizar a vacinação de seus funcionários e familiares e em troca se comprometeriam a doar ao SUS a metade das vacinas adquiridas.


A possibilidade das empresas exigirem a vacinação de seus funcionários é polêmica, como falei em minha participação recente no programa Bom Dia Cidades, da Santa Cecília TV (link: https://youtu.be/vDJ3Y685duw ). A perspectiva de autorização da vacinação “privada” x pública/universal joga mais “lenha na fogueira” e também enseja muitos outros questionamentos, podendo ser interpretada como (mais um) fator de perpetuação de desigualdades em nosso país, que já é tão desigual. Isso porque, como sabemos, a vacinação geral ainda está apenas começando no Brasil, a passos lentos..


Fazem parte do grupo de empresas que contataram o Governo: Vale, Gerdau, JBS, Oi, Vivo, Ambev, Petrobras, Santander, Itaú, Claro, Whirlpool e ADN Liga. A vacina que elas pretendem importar é a desenvolvida pela Oxford/Atstrazeneca.


O que VOCÊ acha da possibilidade de importação de vacinas por empresas privadas para imunização de seus funcionários e familiares? Nesse caso a vacinação dos empregados pode ser obrigatória? E qual deve ser a consequência para o funcionário que não quiser se vacinar?


Este post foi elaborado por Marcelo Novo e Trigueiros, advogado trabalhista inscrito na OAB/SP n. 207.201



contato@explicardireito.com.br


10 visualizações0 comentário
bottom of page