top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcelo Trigueiros

Depressão pode ser doença do trabalho ?

Atualizado: 18 de ago. de 2018


A depressão é uma doença psiquiátrica com diferentes graus e sintomas. Ela surge da interação de vários fatores, ou seja, é multifatorial. Entre esses fatores, pode estar o trabalho.


A prática de assédio moral ou sexual pelo empregador, sujeição do empregado a jornadas de trabalho abusivas, sobrecarga de trabalho, entre outras situações inadequadas, são frequentemente reconhecidas pela Justiça do Trabalho como condições que podem ser relevantes para o surgimento ou agravamento de depressão. Em situações como estas, ela pode ser considerada como doença do trabalho.


Realmente, o artigo 20, da Lei 8.213/91, define que as doenças ocupacionais (profissionais ou do trabalho) são aquelas que surgem ou são agravadas pelo trabalho ou condições de sua realização.


Mesmo que não seja a única causa da doença, estará caracterizada a relação de causa e efeito, ou seja, o nexo causal, se o trabalho tiver ao menos contribuído para o aparecimento ou piora da doença, conforme previsto no artigo 21, inciso I, da Lei 8.213/91. É por isso que o aspecto multifatorial da depressão não impede que ela seja classificada como doença ocupacional.


No caso de suspeita de relação entre o trabalho e quadro depressivo, o trabalhador deverá procurar um médico. Cabe a este profissional fazer uma avaliação ampla, considerando não só a análise clínica do paciente, mas também as condições de trabalho e demais elementos que possam figurar entre as causas da moléstia. Confirmada a suspeita, tais elementos devem ser registrados em um Laudo, para respaldar providências que se mostrem necessárias (afastamento do trabalho, ação contra a empregadora etc).


Assim, quando for estabelecido nexo de causalidade entre o trabalho ou condições de seu desempenho e o aparecimento ou agravamento da depressão, ela poderá ser considerada doença do trabalho.


No próximo artigo, veremos quais as principais consequências jurídicas da caracterização da depressão como doença do trabalho.

70 visualizações0 comentário
bottom of page